Em virtude das inúmeras situações que nos chegam nos ambientes de saúde voltarei a falar de um tema importante nesta estação. Cuidados necessários para que o verão seja a estação de férias, praias, calor, cachoeiras e outras experiências que caracterizam um tempo de merecido descanso.
Caminhar
Mesmo que o sol esteja entre nuvens é importante escolher bem o horário de sua caminhada, cuide para que esta seja nos inícios da manhã ou no final da tarde. Nada de sair caminhando após o almoço ou no horário do meio-dia. O sol é escaldante nestes horários.A caminhada é para ser saudável e não para voltar para casa com os famosos vermelhidões.
Pegou uma corzinha?
Essa famosa cor de verão precisa ser muito bem avaliada! Segundo os dermatologistas, elas podem ser caracterizadas como queimaduras de primeiro grau, especialmente, quando são acompanhadas de dor ou sensibilidade ao toque. Nesta hora é preciso se hidratar, evitar exposição ao sol e se alimentar com comidas leves.
Hidratar-se
Esse é uma das dicas mais master e serve não somente para o verão, mas para todas as estações do ano. Vale tomar água em todas as suas formas, mas a hidratação considera-se a água pura, não substitua chás, chimarrão, suco, refrigerantes e outras bebidinhas mais. Eles são líquidos, mas não água.
Insolação
Depois de um tempo prolongado de exposição ao sol e apresentar alguns sintomas como vermelhidão na pele, dor de cabeça, boca seca, sede excessiva, você precisa tomas alguns cuidados como borrifar agua fria no corpo, evitar exposição ao sol e tomar bastante água. Se for necessário busque o médico. Ele saberá como ajudar você.
Câncer de pele
Segundo a Sociedade brasileira de dermatologia (SBD), o carcinoma espinocelular é o segundo mais prevalente dentre os tipos de câncer no Brasil, e a exposição ao sol é a principal causa, mas não é a única. Todavia, os cuidados a exposição solar inibe consideravelmente sua manifestação.
Trilhas, caminhadas
Na vida esses momentos são rejuvenescedores. É importante tirar um tempo para sair, conhecer lugares novos, explorar o que ainda é “desconhecido”. O verão é um tempo propício para essas aventuras, oxalá pudéssemos fazer isso sempre, reconectaríamos conosco mesmo e deixarmos a natureza falar em nós e conosco.
Entretanto…
Ao explorarmos o desconhecido é preciso ter consciência de si mesmo, tente conhecer, pesquisar, questionar sobre o lugar para onde você vai visitar. Veja se suas condições físicas permitem a você explorar o que o lugar tem para oferecer e conheça também os perigos que possam existir. Muitas pessoas experimentam infortúnios e até a morte, por não conhecerem os lugares previamente.
Equilíbrio
Ao chegar no lugar, veja se é possível explorar tudo que há ou se você terá que reservar-se para algumas coisas que ali tem para oferecer. Lembr-se do famoso ditado da mãe “você não é todo mundo”. Não é porque todo mundo foi, que você precisa ir. Você precisa saber o equilíbrio para que seu passeio seja aquele dos seus sonhos.
Ar livre
Não precisa fazer passeios longos ou ir a lugares inimagináveis, às vezes, o lugar que descansa seu coração está ali ao alcance dos seus olhos, é o pôr do sol da janela do seu apartamento, a varanda da sua casa onde você vê o movimento da rua ou a grama de sua residência em que você só precisa tirar os sapatos e colocar os pés no chão. Permita-se experimentar o simples e o óbvio, nem sempre é fácil, mas é necessário.
Aproveite
Faça do verão a sua melhor estação, para que no outono você prepara seu corpo e seu espírito para viver o tempo de maturação, de crescimento e de muito vigor, e assim, no tempo certo, as colheitas necessárias sejam feitas no amor. E em cada estação você possa viver a beleza que ela tem para oferecer, pois todo tempo é tempo de Deus.